Camisetas e militantes do candidato

Pergunta-nos Lucas (doge@veloxmail.com.br): Com o advento da Lei 11300/2006, ficou proibida a confecção e distribuição de camisetas como estratégia de propaganda eleitoral. Entretanto, continua resguardada a opção do eleitor em manifestar de forma silenciosa, no dia da eleição, preferência por partido, coligação ou candidato, revelada no uso de camisas, bonés, broches e outros itens. Do mesmo modo, os fiscais partidários, nos trabalhos de votação, poderão utilizar camisas que constem o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam. Além disso, também é permitido ao partido comercializar material de divulgação institucional, portanto, camisas, desde que não contenha o nome e número de candidato. A questão é a seguinte: pode um candidato a prefeito uniformizar seu pessoal de campanha, um contingente de 300 militantes, com a camisa contendo o nome, número e logomarca oficial de seu partido?

Camisa contendo o nome, número e logomarca oficial do partido político é propaganda ilícita e pode configurar captação de sufrágio. Camisa com número do partido e a sua logomarca, não. Pode ser usada pelos fiscais, com esse dístico: FISCAIS DO PARTIDO "X".

Comentários

Anônimo disse…
Esse nome citado, como ilícito, seria o nome do Candidato, mas o nome do partido Pode?
Anônimo disse…
Adriano, a discussão é interessante.
O fiscal pode usar camisa com o nome do partido no dia da eleição.
Mas, o candidato poderia distribuir para os seus militantes (cabos eleitorais que estivemssem trabalhando na campanha, durante o período eleitoral, camisetas contendo a cor e o nome do partido?
Denize Costa disse…
Prof. Adriano, seria possível em evento realizado para arrecadação de fundos para a campanha, entregar camisas com o nome e numero do candidato aos doadores como forma de acesso ao evento ?
Eleitor 2012 disse…
Como Eleitor, posso utilizar camisa com nome e numero do meu candidato durante a campanha? Existe um numero minimo de eleitores que podem comprar e estampar sua própria camisa? Posso estampar que meu candidato é FICHA LIMPA? Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Reeleição de pai a prefeito com o filho candidato a vice

Judicialização de menos: mais democracia.

Inelegibilidade, elegibilidade, não-elegibilidade e cassação de registro