Kassab e e-mails para assessores: uso da máquina?

No Estadão on line de hoje, notícia sobre representação a ser proposta pelo PT contra o prefeito Gilberto Kassab, por suposta conduta vedada aos agentes públicos. O advogado Hélio Silveira, companheiro da SBDP e responsável pelo curso de direito eleitoral, será o advogado:

A coligação da candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, entrou nesta segunda-feira, 28, com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o prefeito da capital paulista e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM). A coligação pede a apuração de um suposto abuso de poder político. Segundo denúncia do jornal Folha de S.Paulo, Kassab teria orientado subprefeitos a fazer uma "ação" nos locais em que acontecia a pesquisa de intenção de votos do Instituto Datafolha. O advogado da coligação "Uma nova atitude para São Paulo" (PT, PRB, PTN, PC do B, PSB e PDT), Hélio Silveira, disse à Agência Estado que a representação tem como base reportagens de jornais, que acusam o prefeito de tentar interferir no resultado da pesquisa usando servidores municipais. "Se a Justiça Eleitoral considerar a denúncia procedente, pode cassar o registro de candidatura de Kassab", disse Silveira.

Kassab nega que a orientação dada aos subprefeitos tenha cunho eleitoral e argumenta que a "ação" sugerida era para evitar a atuação de seus opositores políticos que estariam tentando prejudicá-lo na pesquisa. Mas, para o advogado da coligação de Marta, a explicação do candidato do DEM é insuficiente. "Essa justificativa parece muito ruim. Se havia algum problema, ele deveria ter comunicado ao TRE", destacou Silveira.

Comento. Que essa história é mal explicada, lá isso é. O fato é que tanto o PSTU quanto o PT se movimentam juridicamente contra o atual prefeito de São Paulo, que gerou uma situação jurídica vexatória para si sem necessidade. Não opino sobre o mérito do tema por razões óbvias; não é o meu papel, inclusive. Mas que é uma notícia surpreendente, para uma eleição cada vez mais profissionalizada, lá isso é.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reeleição de pai a prefeito com o filho candidato a vice

Judicialização de menos: mais democracia.

Inelegibilidade, elegibilidade, não-elegibilidade e cassação de registro