Eleições presidenciais de 1989: o segundo debate entre Collor e Lula e a sua edição no Jornal Hoje e no Jornal Nacional

A Rede Globo está expondo a sua história através de uma página denominada Memória Globo (acesse aqui). Nela, há uma ótima explicação sobre a atuação da emissora nas eleições presidenciais de 1989, naturalmente defendendo a sua isenção e assumindo o que, a seu juízo, houve de falha na cobertura, como a edição do segundo debate no Jornal Nacional, que teria sido mais favorável a Fernando Collor de Mello. A razão, segundo a exposição exposta, estaria na adoção do critério de equiparar a disputa a uma partida de futebol, de modo a mostrar os melhores momentos de cada um. Se Collor teve um desempenho superior ao de Lula, conforme entendimento da emissora, deveria ele ser mostrado em cores vivas, pois tratá-los igualmente teria o efeito de deformar a realidade do debate. A Globo hoje faz o mea culpa, afirmando que mudou a formar de expor os debates eleitorais em seu telejornalismo. A legislação também mudou, diga-se de passagem, inclusive por esse fato histórico.

Acesse o Memória Globo e assista os vídeos, que infelizmente não tivemos como reproduzi-los aqui em razão do seu formato ".ivr", não aceito pelo YouTube nem pelo UolMais. Assim, clique aqui para ver a edição do debate feita pelo Jornal Hoje e clique aqui para ver a edição feita pelo Jornal Nacional. Compare os dois e verifique se houve diversidade de tratamento.

Comentários

Unknown disse…
OI Adriano Soares.
Li seu texto sobre a edição feita pelo Jornal Nacional do debate de 1989. Você comenta que a legislação mudou depois desse fato. Não encontrei a mudança na legislação e essa informação é muito relevante para um trabalho que eu estou desenvolvendo. Gostaria de saber onde encontro essa informação. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Reeleição de pai a prefeito com o filho candidato a vice

Judicialização de menos: mais democracia.

Inelegibilidade, elegibilidade, não-elegibilidade e cassação de registro